Verônica Penteado Siqueira

Estudante
Verônica Penteado Siqueira

Doutoranda do programa de pós-graduação do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo, com o projeto "Fala conjunta e fala sincronizada: aspectos característicos", orientado pela Profa. Dra. Beatriz Raposo de Medeiros. Atualmente, estuda os aspectos perceptuais e visuais na produção da fala sincronizada. No Mestrado, desenvolveu um experimento de fala sincronizada, em que se observa a possível interferência da quebra de expectativa semântica na tarefa de sincronização da fala. O objetivo da pesquisa foi investigar se há interação entre a produção da fala e o nível semântico da linguagem, e analisar os resultados à luz da teoria dinâmica da cognição. Durante a Iniciação Científica, também orientada pela Profa. Beatriz, investigou as semelhanças e diferenças entre a cognição linguística e musical. Atua como membro do Grupo de Estudos de Fonética (GEF) desde 2014.