João Paulo Cabral

Pesquisador
João Paulo Cabral

João Cabral é pesquisador no Trinity College Dublin, na Faculdade de Informática e Estatística, no âmbito do ADAPT Center. Obteve bacharelado e mestrado licenciados pelo Instituto Superior Técnico (IST), Lisboa, Portugal, em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, em 2003 e 2006, respectivamente. Passou o último ano do seu bacharelado no Instituto Real de Tecnologia (KTH), na Suécia, no âmbito do programa Socrates-Erasmus, onde começou a trabalhar no processamento de sinais de fala, financiado pelo Departamento de Sinais, Sensores e Sistemas. Em seu mestrado, desenvolveu o algoritmo PTS-Synchronous Time-Scaling (PSTS) que permite transformar parâmetros glotais, manipulando o sinal de origem estimado no domínio do tempo. O PSTS é uma excelente contribuição para a conversão de voz de alta qualidade, por exemplo, aplicado a emoções no sistema EmoVoice (J.P. Cabral e L. C. Oliveira, 2006) ou reconhecimento de fala de fala infantil (Shweta Ghai e Rohit Sinha, 2011). Obteve seu  Ph.D. em Ciência da Computação e Informática pela Universidade de Edimburgo, Reino Unido, em 2010, financiado por uma Comissão Marie Curie Fellowship da Comissão Europeia, no âmbito do programa Early Stage Research Training (E.S.T). Seu Ph.D. A tese contribuiu com a nova integração de um modelo de fonte acústica glotal na síntese de fala baseada em HMM, para melhorar a qualidade da fala e controlar as características da voz. Antes de ingressar no Trinity College Dublin em 2013, ele também trabalhou como pesquisador de pós-doutorado no University College Dublin, como parte do centro de pesquisa CNGL, a partir de 2010.