Coordenadora
Professora doutora do Departamento de Linguística (DL) da USP. Seus estudos estão voltados para a relação entre a fala e o canto: comparações segmentais, comparações entoacionais ou relativas à estrutura temporal. Os achados são analisados à luz de modelos teóricos dinamicistas. Também, dedica-se à apresentação da teoria dos sistemas dinâmicos como teoria viabilizadora de um entendimento integrador sobre os fenômenos cognitivos (linguísticos/musicais). Foi responsável pela criação de disciplinas específicas sobre fonética no curso de graduação em linguística, tais quais Fonética Acústica e Articulatória e Fonética Experimental. É editora da revista Percepta e diretora editorial da atual gestão da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais.
Estudantes
Mestranda em Linguística pela USP, com o projeto “Fala sincronizada e expectativa semântica: um estudo sobre a interação entre a produção da fala e o nível semântico da linguagem”, orientado pela Profa. Dra. Beatriz Raposo de Medeiros. Atua como membro do GEF desde 2014. Durante a Iniciação Científica, também orientada pela Profa. Beatriz, investigou as semelhanças e diferenças entre a cognição linguística e musical. No Mestrado, o projeto propõe um experimento de fala sincronizada, em que se procura observar a possível interferência da quebra de expectativa semântica na tarefa de sincronização da fala. O objetivo do projeto é investigar se há interação entre a produção da fala e o nível semântico da linguagem, e analisar os resultados à luz da teoria dinâmica da cognição. Atua também como membro do Língua Franca, grupo de divulgação científica em Linguística.
Ana Paula de Oliveira Veiga Fagundes
Aluna da graduação em Letras- Português/Linguística na USP desde 2016, e participante do GEF desde 2018, desenvolve um projeto de Iniciação Científica, com bolsa FFLCH com o título "Desvios ortográficos de adultos e crianças: por uma explicação fonética".
Estudante de linguística na USP. Atualmente desenvolve um projeto de iniciação científica sob o título “Levantamento de estudos fonéticos e fonológicos da língua falada pelo povo Paiter Suruí”, qual espera que possa abrir caminho para estudos fonéticos a respeito de línguas originárias.
Mikael é estudante do curso de Letras - Linguística e Língua Portuguesa na USP e atualmente realiza seu projeto de IC, intitulado “Levantamento de estudos sobre a língua dos Paiter-Suruí: Ortografia, Morfologia e Sintaxe”, sob a orientação da docente Beatriz Raposo de Medeiros.
Pesquisadoras(es) colaboradoras(es)
Cássio Augusto Alves de Andrade Santos
Doutor em Linguística pela USP (2017) com a tese “Vogais cantadas e tonicidade: estudo experimental comparativo entre fala e canto com foco na duração”, orientada pela Profª Beatriz Raposo. Atua como membro do GEF desde 2009, observando as diferenças entre a produção do canto e da fala. É também professor de língua portuguesa, tendo já atuado nos níveis fundamental, médio, técnico e superior.
Doutoranda pela Universidade Sorbonne Nouvelle Paris 3, no ILPGA (Instituto de Linguística e Fonética Gerais e Aplicadas) do LPP (Laboratório de Fonética e Fonologia – UMR7018 – Paris 3), sob a orientação do Prof. Dr. Didier Demolin. Em seu projeto de pesquisa em Fonética aplicada descreve e analisa a ditongação nasal no Português Paulistano. Em 2010, obteve o título de mestre com o referido orientador. Durante a Iniciação científica em 2005, sob orientação da Profa. Dra. Beatriz Raposo de Medeiros, contribuiu com a montagem do acervo histórico do Laboratório de Fonética da USP. A partir de 2012, iniciou atividades na iniciativa privada como linguista computacional e tem desenvolvido projetos de processamento de linguagem natural para o Português Brasileiro.
MSc. Biólogo e Matemático. Formado em biologia pela Universidade de São Paulo, trabalhou em diversas áreas como química orgânica aplicada ao desenvolvimento de órgãos artificiais e desenvolvimento de biossensores, que o levaram ao curso de Matemática Aplicada e Computacional, também pela Universidade de São Paulo. Desde 2014, ele coordena o desenvolvimento tecnológico da Murabei sendo um entusiasta dos Microsserviços. Ele acredita que, mais que apenas algoritmos de machine learning, o método científico e o correto entendimento dos desenhos experimentais são cruciais para o desenvolvimento de uma cultura crítica dentro das empresas.
Pós-doutor pela University of Southern California (2015) com bolsa da CAPES. Possui graduação em Letras:Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), mestrado em Letras:Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado-sanduíche em Linguística - Unicamp e University of Southern California (2007). Atualmente é Professor Associado I na Universidade Federal do Espírito Santo lecionando disciplinas e realizando pesquisa na área de Linguística. Tem experiência na área de Letras/Linguística e Música, com ênfase em Fonética e Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: taxa de elocução, ritmo de fala, sistemas dinâmicos, fonética acústica e articulatória, fonologia experimental, relações canto e fala. No Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFES leciona disciplinas de fonética/fonologia e coordena o Laboratório de Fonética vinculado ao Núcleo de Estudos em Fonética e Fonologia (NEFF). É membro do Conselho de Curadores da Ufes desde 2013. Foi Presidente da Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFES (2009-2012) e Presidente da Câmara de Assessoramento de Linguística, Letras e Artes da FAPES (2013-2014).